Do Porto ao Porto Maravilha: Discursos que (re)criam a cidade




O Rio de Janeiro passa por intensas transformações. Da estrutura urbana às tramas políticas e econômicas e convulsões sociais, a cidade ganha projeção e torna-se um espaço para onde convergem olhares, interesses, negócios, grandes eventos e pessoas. Imersos no fenômeno, torna-se difícil compreender tudo o que está acontecendo. No entanto, a cidade intensa e complexa é um objeto instigante de investigações e registros variados.

Do Porto ao Porto Maravilha: discursos que (re)criam a cidade é um trabalho que registra um momento de intensas transformações no espaço urbano do Rio de Janeiro, no anseio de reestabelecer o prestígio da cidade frente ao país e ao mundo. Priscilla Oliveira Xavier analisa as estratégias de atuação dos grandes capitais, o comportamento do Estado e as articulações da sociedade civil a partir de discursos produzidos em arenas políticas. Toma como estudo de caso o projeto de revitalização da região portuária central do Rio de Janeiro, na figura de uma Operação Urbana Consorciada, cujo nome fantasia é Projeto Porto Maravilha. Valendo-se do método etnográfico casado com a análise de discurso, aborda eventos que reúnem atores de diferentes inscrições para tratar do projeto, fazendo sobressair nos discursos questões políticas.

Caso se anime, a autora, que vos escreve, disponibiliza o livro por R$50,00. E envia autografado, para o endereço desejado. Basta postar o interesse nos comentários ou enviar email para priscillaxavier@gmail.com


Comentários

Dulce disse…
Eu quero o livro, Pitty, já estou enviando o email.

Postagens mais visitadas deste blog

Tirania, autoritarismo ou despotismo

O erê

Se evolui, o quanto me influi?