Se evolui, o quanto me influi?

Os jornais têm matérias diversas. Há algumas dedicadas ao futebol, outras à política e ainda há as que se dedicam a economia, cultura ou ciência. Não importa muito se você abre o segundo caderno, o caderno de esporte ou o de economia. O que está por trás das notícias é sempre uma idéia de evolução. É incrível, não se pode estagnar, tudo tem que evoluir. E evoluir é tanto apresentado como uma aspiração quanto como um temor.
Compreendo bem que a vida é dinâmica, mais pra a mobilidade do que para a estática. Mas os extremismos me apavoram. Não à toa um dos argumentos imagéticos que mais me apavora é a do evolucionismo de Charles Darwin.

Eu não duvido um segundo que os seres humanos se transformam, ou se adaptam, ao ambiente. Todavia não acato a idéia de que o homem descende do macaco. Ninguém me convence de que quando vou ao zoológico faço visita aos meus primos.

Por mais pêlos que brotem pelo meu corpo, por mais envergada que se torne minha coluna, não tem jeito. Eu acho um ser humano tão parecido com um macaco quanto com um porco ou felino. Aliás, o macaco é bem mais condizente com uma adaptação ao mundo moderno, do que os seres humanos.

Se formos nos valer dos critérios de adaptação, o macaco sem tempo pra perder sendo improdutivo não se depila. Tem os dedos compridos de tanto digitar teclados. E a coluna dos macacos é envergada por horas seguidas de frente para um computador. O macaco é o homem do futuro? Será simiesco o homem do futuro? Não é bem assim, minha gente! Devagar com a evolução.

Muitas evoluções tecnológicas, evoluções biológicas, evoluções em técnicas esportivas, evoluções no mercado financeiro, em contraponto com bem pouca evolução moral. O mundo avança para um lado e os seres humanos retrocedem para o outro. Quando éramos poucos prezávamos o coletivo, agora que somos muitos o individualismo se sobrepõe a coletividade, esmagadoramente. E a cada edição de jornal abundante em avanços condizentes com o capitalismo, mais piegas se torna falar em evolução espiritual. A cordialidade, alguém viu por aí?

Façam um teste: Sublinhem quantas vezes aparece a palavra generosidade no jornal, e em comparação quantas vezes aparece a palavra violência. Bem vindos à evolução!

Comentários

Cau Bartholo disse…
Dar uma olhadela no lado direito do meu blog e ver que tem novidade aqui, é fato entrar e me deliciar com a leitura!
:)
Será que ela quererá será que ela quer... aliás amo demais "gatas extraordinárias".
Concordo plenamente com a pouca evolução moral... retrocesso mental TOTAL!

Um beijo agradecida pela aparecida no blog heheh.
Nathália E. disse…
Tem como retroceder?
Porque não quero essa evolução tão solitária não.

Beijo!
Patrícia disse…
Eu vou postar uma imagem que vi numa paletra (e encontrei no google, rá!) que ilustra o seu texto, linkando, claro, uma coisa à outra!

- viu o Meme?
Lomyne disse…
Tá ok, você acaba de me deixar com medo de Darwin e com a convicção de que sou quase símia...
Cris Medeiros disse…
Belo texto! Tb não me convence essa história de que o homem veio do macaco... bjs
Lu Ribeiro disse…
Sempre discordei desse parentesco. Qualquer pessoa mas atenta identificaria imediatamente a origem do homem no sapo... Já reparou como os girinos e os espermatozóides tem traços familiares?

bjs
Tell Aragão disse…
eu acho, às vezes, o macaco mais inteligente... por isso não acredito que viemos dele ;)
quanto à evolução... é o preço, é o preço... infelizmente...
saudade da cadeira na calçada...
PS: ainda te devo o meme... vou fazer, por apostar... mas, é que ando sem inspiração para maldades hahahah
bjs
majv disse…
a evolução não tem graça, não é divertida.
Ah, melhor evoluir do q ficar no mesmo lugar... =)
Acredito q os macacos são nossos "primos distantes", q d algum modo "viemos" deles... Mas acho q se for analisar mais profundamente irá perceber-se q todos os animais descendem do mesmo (oq não deixa de ser verdade...)...

Ai, q chata eu...hehe...

Bjus!!
Varda disse…
99988947494094 vezes violência
Esse é o nosso Brasil

*adoreiiiiiiiiiiii o nome do blog*
x]
Tássia Jaeger disse…
È verdade...a palavra generosidade é raríssima mesmo...e os macacos, provavelmente serão os homens do futuro, afinal, se a gente evoluiu dos macacos, eles tem que evoluir de novo né? Boa reflexão!
Marcela disse…
Ameeei o post!! E não tinha pensado no macaco como o homem do futuro, mas vc tem toda razão!!
Tá de parabééns, gostei meesmo do blog!
;)

Beeijo
Oi! Passa lá no meu blog! Tem post novo! =)

Bjus e bom domingo!=)
Bill Falcão disse…
Minha teoria é exatamente oposta à de Darwin.

Para mim, não há dúvidas de que o macaco descende do homem!

Isso é mais do que claro! Como vc mesma questiona em seu post, quantas vezes a palavra violência aparece nos jornais? E a palavra generosidade?
Hein? Hein?
Bjoooooooooooossssssssssss!!!
Muito bom teu post, e o blog é bem bacana. Mas é a realidade em que vivemos né :X

Beijão !
Excelente blog. Curti mesmo. Acho que teu estilo tem tudo a ver com o nosso. É raro encontrar alguém que consiga transmitir tão bem o que pensa. Parabéns mesmo. Ahh, e virarei assíduo aqui, posso? hehehe. (Procura por "Jurandir" lá no nosso blog, ok? Sou eu. hehehe)

- O Equilibrador de Pratos -

O que os homens pensam?
Relacionamentos. Teorias. Discussões. Comentários. Mulheres. Sexo. E pratos equilibrados em varinhas. Bem-vindo à vida real.

3 amigos (B. Sacamano, Hannibal e Jurandir, pseudônimos, claro) que resolveram fazer um blog tratando de assuntos que abordam o "Universo Homem + Mulher = Relacionamentos". Retrata todos assuntos citados acima, com textos bem escritos, humorados, ácidos, sarcásticos, irônicos e, sinceros ao extremo. Vale dar uma conferida. E que atire a primeira pedra quem não se identificar com algo.

PS: por que o nome "O Equilibrador de Pratos"? Entre no blog e descubra. Será um "soco no rim". No bom sentido, é claro.
Malu Azzoni disse…
"Eu acho um ser humano tão parecido com um macaco quanto com um porco ou felino."
Adorei!rsrs, concordo, absolutamente, com o texto ;D

Beijo *:
Maldito disse…
It´s evolution Baby,....
Dama de Cinzas,...acho que o macaco evoluiu do homem,...

Bjs
Anônimo disse…
Olááá,
Adorei o blog! E, acho que vão curtir esse aqui também:

http://tdpersonalizado.blogspot.com

É tão fofu!
Beijos
Anônimo disse…
Amiable brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you on your information.

Postagens mais visitadas deste blog

Tirania, autoritarismo ou despotismo

Corremos para os braços de Morpheu