Meu discurso sobre "O discurso do rei"

É difícil para um inglês não pensar na monarquia. Eis que Tom Hopper investe numa sensível história que confere ainda mais simpatia à Corte Britânica. Trata-se da história de superação protagonizada pelo rei George.

Gago desde os quatro anos, George enfrenta enormes dificuldades em se pronunciar em público, tarefa importante e constante para o exercício da monarquia. Recorre a todo tipo de ajuda para resolver seu problema, mas nada surte grande efeito. Sua esposa o recomenda a um sujeito com técnicas nada ortodoxas de cura dos problemas da fala.

George inicia então um tratamento com Lionel, mesmo bastante reticente em relação aos métodos empregados. O primeiro desconforto foi pela quebra da hierarquia, quando Lionel o chama pelo primeiro nome ao invés de reverenciá-lo. Posteriormente a desconfiança recai na dualidade entre a prática e a razão, pois embora Lionel tenha curado os problemas da fala de algumas pessoas, ele não possui diploma ou qualquer curso formal que o legitime enquanto profissional.

Outra investida é entre a razão e a emoção se dá quando o irmão de George, então candidato ao trono, decide casar-se com uma mulher divorciada. George é firme com o irmão apontando as responsabilidades e regras para ser coroado. O irmão abdica e George assume o trono.

Passando para os aspectos mais técnicos da produção, tudo paira numa iluminação sépia que escapa para o ciano. Os movimentos de câmera são firmes, exatos, e sempre no mesmo time, quase que em marcha. As atuações são primorosas, sobretudo a de Geoffrey Rush interpretando o exótico Lionel. Mas o reconhecimento foi para Colin Firth, interpretando o rei George, que conseguiu o Oscar de melhor ator.

Cabe por fim destacar a pesquisa de arte, recriando a Inglaterra de 1936 sem caricaturar ou cometer erros. Arte discreta, correta e eficiente, de modo a passar despercebida.

Comentários

Não assisti esse filme. E pra ser sincera, por não ter tanto interesse. Mesmo cinéfala como sou.
Talvez por ter outros a disposição que considere mais interessantes. Sobre o Colin, gosto dele, é uma pena que sua atuação é praticamente de um mesmo personagem.
Isso, já não gosto.
O que me encanta muito, é apreender um ator outrora conhecido, em um papel totalmente diferente.
Não que eu queira ver um ator sempre criando novos personagens, mas quero vê-lo enquanto ator. Sem precisar associa-lo a algum outro personagem seu.
Bjocas pra você, mulher.
K.
Tonton disse…
...Não teria melhor tradução para o que eu pude presenciar e assistir. Você com sempre de forma muito sabia conseguiu classificar e apontar os pequenos detalhes que muitas das vezes passam sem que sejam registrados. Agradeço por esse momento nobre e de grande informação, vou virar frequentador dessa fonte.
Bjs no coração!
Anônimo disse…
Cara, assisti o filme e, realmente fiquei impressionada com a atuação de Colin Firth(a personagem caiu no como uma luva naquele jeião inglês meio tímido dele) e com a fotografia; mas digo que não esperava que fosse arrebatar tanta estatueta. Vou assistir de novo.

Postagens mais visitadas deste blog

Tirania, autoritarismo ou despotismo

Corremos para os braços de Morpheu

Se evolui, o quanto me influi?